Clareamento
Clareamento dental ou clareamento dentário é um tratamento utilizado para tornar os dentes mais claros ou dito popularmente "mais brancos". O clareamento dental pode ser realizado das seguintes maneiras: no consultório dentário (laser), com o uso de moldeiras (clareamento caseiro) ou ainda misto (moldeira e laser), quando realizado em todos os dentes. Além destas maneiras citadas, realiza-se o clareamento unitário em dentes que sofreram algum trauma ou tratamento endodôntico (canal), pois como efeito colateral há um escurecimento dentário em maior ou menor grau de intensidade.
Nos diferentes tipos de tratamento para o clareamento, utiliza-se um gel colocado na superfície ou dentro do dente. Quanto maior a concentração do gel, mais rápido pode ser realizado o clareamento.
Concentrações elevadas (acima de 25%) só podem ser feitas em consultório, pois o gel nessas concentrações, provocam queimaduras nas mucosas e são necessários cuidados especiais como o isolamento gengival. Os tratamentos feitos em consultório podem exigir duas ou mais sessões, de cerca de 1h30min a 2 horas, e o gel é ativado por uma fonte de luz (LED, Laser ou associação dos dois).
Já o clareamento caseiro, é feito com gel de menor concentração (3,5 a 22%) e com o uso de moldeiras de silicone. Para apresentar resultados, o tratamento caseiro demora no mínimo 15 dias e o uso do gel e da moldeira varia de 1 a 6 horas por dia. Embora a concentração do gel seja menor nesse tratamento, mesmo assim recomenda-se o acompanhamento profissional, pois o gel pode provocar alguns efeitos colaterais como sensibilidade e ardência/queimaduras gengivais.
Cabe ressaltar, que os clareadores, não exercem nenhum efeito sobre as resinas ou porcelanas e são indicados para pessoas que tenham alterações de cor ou dentes ditos "amarelados".
Ressalva-se ainda que as causas do escurecimento dentário podem ser diversas, e os resultados obtidos variam a cada caso, tendo-se sempre o cuidado de nunca ultrapassar os protocolos já consagrados na literatura científica.